Psicoterapia
O que é?
A palavra psicoterapia vem do grego em que psykhē significa mente e therapeuein, curar.
Ou seja, é um tipo de terapia que foca a saúde mental e tem a finalidade de tratar "questões"/"problemas" emocionais, cognitivos e comportamentais.
Vejo a psicoterapia como um período em que o paciente busca um psicólogo para lhe acompanhar em sua caminhada... O psicoterapeuta, então, caminha junto, facilita o paciente olhar para si mesmo, para o caminho em que esta, os possíveis caminhos a seguir, as pedras e dificuldades que o caminho tem trago... Perceber as situações, seus pensamentos, sentimentos e comportamentos de forma a despertar o potencial do paciente para maior autonomia e possibilidades de mudança.
Modalidades de Psicoterapia:
Dentre as diversas modalidades de psicoterapia. Atualmente, trabalho com:
- Psicoterapia Adulto
- Psicoterapia Infantil / Orientação de pais
Valores:
O preço das sessões considera a Tabela de Valores de Referência Nacional de Honorários dos Psicólogos estipulada pelo Conselho Federal de Psicologia. Entretanto, o mesmo é flexível e acordado no primeiro atendimento de forma a considerar a realidade financeira do paciente.
Como?
Através de um ambiente clínico acolhedor, de sigilo, confiança, compreensão e de ausência de julgamentos, o Psicólogo Clínico, através da relação de ajuda com o paciente, utiliza de seus conhecimentos teórico-científico-prático das ciências psicológicas e neurociências para:
- Facilitar o processo de auto-conhecimento do paciente de forma que, ao se compreender, possa estar mais seguro e consciente na escolha de suas ações, maior autonomia e liberdade de ser;
- Ajudar na busca de recursos psíquicos para lidar com suas dificuldades, problemas, de forma mais saudável;
- Restabelecer o funcionamento psíquico ótimo do paciente;
Sobre as sessões:
- O processo psicoterapêutico é desenvolvido, geralmente, através de encontros semanais de 50 minutos. É reservado um dia e horário para cada paciente.
- A duração do processo psicoterapêutico dependerá de cada pessoa. Entretanto, com o desenvolvimento de novos métodos, os tratamentos deixaram de ser necessariamente de longo prazo. Hoje é possível, em apenas algumas sessões- entre 15 e 30 em média - trabalhar questões específicas.