top of page
Foto do escritorGislaine Soares

ENTENDENDO A PSICOMETRIA


Você provavelmente já passou por alguns testes psicológicos. Seja para diagnóstico e acompanhamento pessoal ou para conseguir uma vaga de emprego. A psicologia vem, ao longo dos anos, solidificando seus resultados através da mensuração de dados. A psicometria, que vem do grego psyké (alma) e metron (medida), faz a ligação da psicologia com as ciências exatas, utilizando a matemática aplicada e a estatística como aliadas no acompanhamento terapêutico. Validade, fidedignidade e padronização. Esses são os critérios básicos para a avaliação dos testes psicológicos que são aplicados dentro dos parâmetros da psicometria. Para entender um pouco sobre esse lado da psicologia, vamos viajar no tempo. Desde o século 19, muitos teóricos trabalham em pesquisas científicas com a finalidade de mensurar e tornar palpável os estudos e os diagnósticos psicológicos. Todos esses estudos, aliados ao desenvolvimento da análise genética, consolidaram uma abordagem matemática da psicologia.

Como tudo isso pode te ajudar? 

Os comportamentos humanos nos permitem medir uma série de fenômenos psíquicos. Por isso, a psicometria utiliza um conjunto de técnicas para quantificar e mapear esses comportamentos. Por meio de entrevistas, observações e levantamento de dados, os testes medem e comparam o desempenho de uma pessoa em relação a outras para se chegar num denominador comum. São desenvolvidos estudos que permitem atribuir um número aos resultados estudados, colocando valor a um traço psíquico. Esse número permite ao especialista realizar comparações objetivas com outros resultados ou com valores médios.

Como a psicometria aplica métodos científicos no estudo do comportamento humano, é preciso sempre levar em consideração todas as circunstâncias em que ocorre. Para que o resultado obtido seja base para classificação e não gere dúvidas, a descrição deve ser precisa, comunicável objetivamente e feita com instrumento padronizado. 

Nos próximos posts vamos falar mais sobre como a psicologia clinica tem se beneficiado das ferramentas de mensuração e trago mais recursos para ajudar as pessoas em diversos conflitos/situações da vida. Fique ligado e deixe nos comentários suas dúvidas sobre o tema! 



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page