Muito se fala em TDAH e é crescente o número de queixas escolares e comportamentais sobre o possivel diagnóstico psiquiátrico em questão.
Mas o que realmente é o TDAH?
O transtorno de Déficit de Atenção e hiperatividade, é um transtorno do neurodesenvolvimento que, se não identificado e tratado, pode acarretar impactos bastante negativos na vida da pessoa, tanto em aspectos de desempenho acadêmico e de atividades rotineiras, nos relacionamentos sociais, como com colegas e familiares, na autoestima e também na regulação emocional.
Os sintomas
Os sintomas do TDHA podem ser classificados principalmente em: Desatenção; Hiperatividade e Impulsividade. Esses sintomas podem manifestar-se em diferentes graus de comprometimento e intensidade, aparecem na infância e permanecem ao longo da vida do indivíduo.
Quando predomina a desatenção, os pacientes apresentam dificuldade maior de concentração, de organizar atividades e de seguir instruções .Já nos casos em que prevalece a hiperatividade, os portadores do distúrbio são inquietos, agitados e falam muito. Dificilmente conseguem participar de atividades sentados e manter silêncio durante as brincadeiras ou realização dos trabalhos.
No TDAH os sintomas de desatenção, hiperatividade/Impulsividade devem interferir negativamente no funcionamento e desenvolvimento da criança no mínimo a seis meses e em mais de um ambiente.
As Causas do TDAH
Nós últimos anos, muitos estudos buscam investigar a etiologia do TDAH e acredita-se que fatores como a hereditariedade, características neurobiologicas como, por exemplo, alterações nos neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) que estabelecem as conexões entre os neurônios na região frontal do cérebro, e também o ambiente podem contribuir para o quadro.
Atenção! O diagnóstico do TDHA é clínico e deve ser feito por especialistas.
Comments