top of page
Foto do escritorGislaine Soares

Transtorno Obsessivo-Compulsivo na Infância

Hoje eu trouxe mais um transtorno que acomete a infância: O Transtorno Obsessivo-Compulsivo.

Ele pode existir em crianças a partir dos 3, 4 anos de idade e é um transtorno psiquiátrico caracterizado pela presença de obsessões e ou compulsões. As obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos recorrentes, indesejados e intrusivos, enquanto as compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais que fazem a pessoa se sentir compelida a executar com o objetivo de aliviar a ansiedade e o medo associado às obsessões que causam um sofrimento acentuado.


👉🏼Os tipos de compulsão mais comuns encontrados em pacientes pediátricos são de limpeza, de repetição, de "fazer e verificar compulsões".


👉🏼 Este transtorno leva a pessoa a realizar atos, rituais, pensamentos e atividades que não consegue evitar realizar. Quando não realizados, o paciente passa por sintomas físicos tais como, palpitações, tremores, suor excessivo e uma aflição brutal. Acha que poderá acontecer algo de ruim para si ou para outras pessoas podendo levá-lo a um quadro de depressão.


🗣️ Todos, em algum nível, já experimentaram de alguma forma um ou outro pensamento intrusivo e um comportamento compulsivo, mas se ele se repete a ponto de prejudicar a execução de tarefas rotineiras, a pessoa pode ser portadora de TOC e precisa de tratamento.

🗣️As crianças podem obedecer a certos rituais, o que é absolutamente normal. No entanto, deve chamar a atenção dos pais a intensidade e a frequência desses episódios.

🗣️Os pais não devem colaborar com a perpetuação das manias e rituais dos filhos. Devem ajudá-los a enfrentar os pensamentos obsessivos e a lidar com a compulsão que alivia a ansiedade;

O respeito a rituais do portador de TOC pode interferir na dinâmica da família inteira. Por isso, é importante estabelecer o diagnóstico de certeza e encaminhar a pessoa para tratamento;

Esconder os sintomas por vergonha ou insegurança é um péssimo caminho. Quanto mais se adia o tratamento, mais grave fica a doença.


⚠️ Então, atenção! O diagnóstico deve ser realizados por profissionais aptos e que possam vir a auxiliar no tratamento do caso.


Pelo Amor, Por Amor e Com amor

G,i🥰


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page